sábado, 21 de outubro de 2023

Como Eliminar Pensamentos Negativos

 Script para um vídeo para o YouTube


Você já se sentiu refém de pensamentos negativos? Eu já. Mas aprendi a dar a volta por cima, e hoje vou compartilhar o segredo para libertar-se desses pensamentos sombrios.


Pensamentos negativos ou pensamentos obsessivos são pensamentos que surgem espontaneamente na nossa mente, sem que tenhamos consciência, e que afetam nossas emoções e nossas ações, nos deixando isolados, remoendo ideias que geralmente não fazem sentido. Ficamos remoendo eventos passados ou então ficamos preocupados com eventos futuros que provavelmente nunca vão acontecer.

Ficamos presos em um ciclo. Uma hora estamos bem, trabalhando, estudando, ou aproveitando um momento de lazer, e de repente surge o pensamento e em um piscar de olhos já estamos fechados, muitas vezes tristes e preocupados, e precisamos de um bom tempo até conseguirmos nos livras desses pensamentos e voltarmos a aproveitar o momento.


Nesse vídeo eu vou te ensinar como sair desse ciclo e se livrar de uma vez desses pensamentos que muitas vezes nos impedem de termos momentos felizes com as pessoas que amamos.


O primeiro passo é perceber. Nem sempre temos consciência dos nossos sentimentos e pensamentos. Então, saber identificar quando esses pensamentos chegam, e ter consciência deles é o primeiro passo para assumirmos de volta o controle da nossa vida e das nossas emoções.

Sempre que você começar a se sentir triste sem motivo aparente, pare tudo e identifique o que você está pensando e sentindo. Não reprima o pensamento, traga ele para a consciência e diga para você mesmo: Estou tendo um pensamento negativo.


O segundo passo é anotar e se desgrudar desse pensamento. Quando você escreve, você tira esse pensamento da sua mente e coloca para fora.

É importante saber que você não é os seus pensamentos e que você não precisa acreditar em tudo o que você pensa.

Muitas vezes as preocupações são avisos de perigos reais, então não ignore apenas, mas anote para saber se esse pensamento trata de algo real ou imaginário.


O terceiro passo é analisar e decidir. Esse pensamento faz sentido? É uma preocupação real? O evento passado que você está remoendo pode ser mudado? Você quer fazer alguma coisa em relação à isso?

Se a resposta for sim, então você sabe que tem que tomar uma atitude em relação à isso. E se a resposta for não, então você já deicidiu que esse pensamento não tem mais nenhum valor e que ele não deve afetar a sua vida e suas ações.


Então chegamos no quarto passo que é redirecionar. Como você já deicidiu o que fazer em relação à essa preocupação, toda vez que ela voltar, você vai redirecionar seus pensamentos para algo mais positivo.

Os pensamentos positivos mais saudáveis costumam ser: a gratidão, o perdão e a gentileza.

Então, sempre que o ciclo se repetir e esse mesmo pensamento voltar, você vai alimentar um desses pensamentos positivos. E como você faz isso? Com a curiosidade!

A curiosidade é o que alimenta os seus pensamentos. Ou seja, você vai fazer perguntas para você mesmo, de preferência em voz alta:

Pelo quê eu devo ser grato hoje? Quem eu posso perdoar hoje? Como eu posso ajudar uma pessoa hoje?

Fazendo isso, sua mente vai aprender um novo caminho, e em pouco tempo, vai mudar a forma que ela funciona, quebrando o ciclo dos pensamentos negativos.


Um novo hábito leva alguns meses para se consolidar, ou seja, você precisar fazer esse esforço conscientemente por alguns meses até que isso se torne natural na sua mente, e seus pensamentos negativos se tornem apenas lembranças distantes.


Eu sofri muito tempo com ansiedade e depressão, noites em claro remoendo eventos tristes do meu passado, e preocupado com situações futuras que não faziam sentido e não me ajudariam em nada, até aprender esses passos e eu posso garantir que isso funciona mesmo!

Em poucos dias esses pensamentos já não me faziam tão mal, e depois de alguns meses, mesmo quando eu me forço a lembrar deles, eles já não me assustam mais.


Imagine que você está em um carro. E cada emoção e pensamento é um passageiro. Mesmo que tenha algum passageiro desagradável com você, você deve estar no controle e guiar as suas ações e a sua vida. Não permita que emoções e pensamentos negativos assumam o controle, pois eles vão te levar para longe da sua felicidade.

Seja você o protagonista da sua história! Você só tem uma vida para viver. Faça ela valer a pena!


Nenhum comentário:

Uma reflexão sobre relacionamentos

Os tempos mudam e as coisas estão sempre evoluindo. Quando a monogamia foi estabelecida como modelo padrão de relacionamentos no mundo ocide...