quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Não Tenho Com Quem Conversar

Script para o vídeo no YouTube.


Sabe aquela falta que sentimos de ter com que conversar?

Você tem a sensação de que só precisa de alguém para te ouvir, mas seus amigos parecem sempre muito ocupados e sua rotina não te permite fazer novos amigos.

Alguns dias você se sente apenas entediado, mas em outros dias essa sensação vem como uma ansiedade insuportável e a vontade é de gritar.

Nós, humanos, somos seres sociais. Nós evoluímos vivendo em grupos, mas você se sente sozinho.

E quando você não tem com quem compartilhar o que você carrega aí dentro, é como se uma pressão estivesse se acumulando e algumas vezes você se sente como se fosse explodir.

Eu criei um hábito que me ajuda a aliviar essa sensação e que eu pratico quase todos os dias.

Eu tenho o que eu chamo de “cadernos de emoções”.

Basicamente, são cadernos que eu uso para escrever as coisas que se passam pela minha cabeça, nos quais eu escrevo tudo o que eu estou sentindo, sem filtro, para mim mesmo. Sem a intenção de mostrar para ninguém.

Quando você começa a escrever, mesmo que você pense que não tem nada em especial para colocar para fora, aos poucos sua mente começa a organizar seus pensamentos em uma linha narrativa.

É como pegar um novelo de lã embaraçado, e puxar um fio e ir desembaraçando aos poucos.

Muitas vezes eu nem sei o que eu vou escrever até que as palavras começam a sair e a pressão causada pela ansiedade vai se dissolvendo.

A ansiedade se manifesta com o coração acelerado e algumas vezes com uma termedeira leve nas mãos ou os pés balançando.

E quando você coloca o que quer que esteja se passando pela sua cabeça para fora, esse acumulo de energia que te deixa ansioso enfraquece e a ansiedade diminui.

Nossa mente não é uma unidade. A psicanálise divide a mente em três partes principais:

-O id : que é nosso inconsciente. A parte da nossa mente de onde surgem nossos desejos, emoções e impulsos primitivos. E que não pode ser acessado diretamente pela nossa consciência mas que se manifesta através de sintomas.

-O ego : que é a nossa mente consciente, responsável pelas nossas ações e que interage com o mundo exterior.

-E o super-ego : que é aquela voz dentro da nossa cabeça que nos diz o que é certo e errado. É a representação da nossa moral.

Então, muitas vezes, essa ansiedade que sentimos é apenas nosso inconsciente querendo se manifestar.

Nossos desejos e emoções não podem ser reprimidos por muito tempo. Eles sempre vão tentar se manifestar e vão fazer isso através de sintomas.

Pulso acelerado, tremedeira e se não for o suficiente podem se manifestar através de dores ou comportamentos irracionais e auto-destrutivos.

Então, para evitar acumular seus impulsos dessa forma, coloque-os para fora.

Escreva.

Você pode acabar descobrindo pensamentos e desejos que estavam aí dentro sem que você percebesse. E que sairiam em uma conversa com um amigo. Mas que estão acumulados, reprimidos, e muitas vezes tudo o que eles almejam é serem notados pela consciência. E você consegue fazer isso quando escreve para si mesmo.

Organizar seus pensamentos para transformá-los em palavras e frases, muitas vezes é o suficiente para acalmar a sua ansiedade. E descobrir o que se esconde por trás da sua ansiedade pode ser surpreendente.

As respostas que você precisa para definir o rumo da sua vida podem estar escondidos aí dentro e você só precisa de papel e caneta para descobrir.


Nenhum comentário:

Uma reflexão sobre relacionamentos

Os tempos mudam e as coisas estão sempre evoluindo. Quando a monogamia foi estabelecida como modelo padrão de relacionamentos no mundo ocide...