sábado, 14 de maio de 2016

Direita ou esquerda?

Direita e esquerda são termos que estão sendo amplamente utilizados, principalmente agora que política se tornou o assunto mais discutido no momento.
Fico muito feliz que tenhamos trocado as conversas sobre novela, futebol e BBB por conversas enriquecedoras e realmente importantes sobre política, direitos e a economia do nosso país.
Enfim, gostaria de esclarecer de forma simplificada à que se referem os termos "direita" e "esquerda" na política.

A origem e as definições desses termos são antigas e complicadas, então quero que me perdoem pela simplicidade com a qual dissertarei sobre elas.

Hoje na política, direita é o posicionamento favorável às empresas e ao capitalismo. Abertura de mercado, baixas de juros, valorização da moeda. Ou seja, tudo que auxiliaria as empresas a crescerem e prosperarem, tudo que aquece a economia e a máquina do capitalismo. Enquanto a esquerda defende os direitos dos trabalhadores, dos mais pobres. Fortalecendo o Estado para que ele possa das suporte para aqueles que precisam de ajuda.

É claro que ambos os lados tem sua "razão". O país precisa de uma economia forte para progredir. As empresas precisam podem se desenvolverem para que possam gerar empregos. É isso que mantem a "classe média", mas a máquina capitalista (assim como uma máquina de verdade), é cruel e perigosa. Quem não consegue fazer parte da máquina é simplesmente descartado a sua própria sorte. É cruel, mas é como o mundo real, a lei da selva. Por isso a esquerda, com seu Estado tomando de conta dos mais fracos se faz importante também, pois, não queremos ver famílias passando fome enquanto tanto alimento é produzido.

A extrema direita não se sustentaria na prática, pois um país não pode ser desenvolvido enquanto uma parcela da população morre de fome.
A extrema esquerda não se sustentaria na prática, pois sem empresas, não teríamos empregos e nem teríamos quem pagasse os impostos que mantem o Estado.

O assunto é infindável, mas eu gostaria de deixar claro que ambos os lados são necessários. O equilíbrio entre essas duas forças é necessária para que tenhamos um país progredindo sem deixar de cuidar daqueles que precisam de ajuda.

Mais detalhes e história na Wikipédia

Nenhum comentário:

Uma reflexão sobre relacionamentos

Os tempos mudam e as coisas estão sempre evoluindo. Quando a monogamia foi estabelecida como modelo padrão de relacionamentos no mundo ocide...