quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sobre vida em outros planetas

Gostaria de deixar registrada minha opinião sobre este assunto.
Se considerarmos a imensidão imensurável do universo observável, que pode ser ainda apenas uma parcela do nosso universo. A quantidade incontável de galáxias, cada qual com sua infinidade de estrelas e podendo cada estrela possuir um número ilimitado de planetas. A possibilidade de haverem muitos planetas com características semelhantes ao nosso pequeno planeta azul é extremamente alta. Ou seja, é lógico que devem existir muitos planetas no universo com características semelhantes ao nosso mundo, e sendo assim, capazes de sustentar vida, como a vida que conhecemos.
Ainda existe a possibilidade de que existam formas de vida diferentes da vida que conhecemos. Mas, enfim. Com infinitos mundos contendo vida, e sendo o universo tão antigo, a probabilidade de existirem planetas com vida ainda mais desenvolvida do que a nossa aqui é extremamente alta.
Considere o seguinte: O universo tem 14.500.000.000 de anos, aproximadamente. Nosso planeta tem apenas 4.500.000.000 de anos e a vida na Terra tem 2.500.000.000 de anos. Os seres humanos dominam o fogo há aproximadamente 300.000 anos, e nesse período aprendemos a nos organizar em sociedade. Nossas sociedades mais antigas tem pouco mais de 5.000 anos, e nesse período desenvolvemos a ciência e começamos a explorar o espaço. Agora, imagine uma sociedade com alguns milhares de anos na nossa frente. Considerando todos esses números, alguém pode dizer que isso seria absurdo?
Enfim, por essas e outras razões é que eu acredito SIM que existe vida em incontáveis mundos pelo nosso universo, e que, provavelmente existem muitas civilizações milhões de anos na nossa frente. Não existe NADA que insinue o contrário.

A importância de buscar autoconhecimento

  Imagine que você está cavalgando por uma estrada. Você é um cavaleiro e está montando um cavalo sem cela e sem rédeas. O cavalo vai para o...